terça-feira, 6 de março de 2012

Limpo e ecológico



Lavagem de carros – a maneira correta

Tão logo os dias ensolarados de verão começam, as filas de espera em lava-rápidos ficam mais longas. E elas permanecem assim durante todo o verão. Não é para menos: a camada de sal e sujeira sobre os carros, que se acumula durante o inverno, de repente parece horrível sob a luz do sol de julho. Faz muito tempo que nenhum proprietário de carro na Alemanha passa suas tarde de sábado lavando assiduamente seus veículos em frente à sua garagem, pois atualmente quase todos preferem levar o carro a uma lava-rápido para livrar-se da sujeira, do pólen, da fuligem e da película de óleo. E existem boas razões para isso: a lavagem regular faz não só com que o carro fique mais bonito, mas também preserva o seu valor. Essas camadas de sujeira e sal danificam a pintura e fazem com que a ferrugem se espalhe com maior rapidez. Uma pintura de superfície sem brilho e manchas de ferrugem são os primeiros pontos de depreciação que são considerados na compra de todo carro usado. E qualquer pessoa que se orgulha de sua aparência, não quer ser visto em um carro sujo ou enferrujado.

Existem muitas razões pelas quais os motoristas estão utilizando os grandes lava-rápidos, que estão se tornando cada vez mais comuns, em vez de eles mesmos fazerem a tarefa em casa, com um balde de água e uma mangueira. Em somente alguns minutos, sem ter que levantar um dedo, a pintura de carro fica brilhante e impecável – e cada vez mais alemães estão dispostos a pagar alguns Euros pelo serviço. E mais, lavar o carro não é nem mesmo permitido em algumas localidades. A Alemanha não possui uma lei nacional especificando se a lavagem de carros na propriedade de um indivíduo é permitida ou não. Um telefonema para a prefeitura da cidade revela o que é permitido e onde. Mas um número cada maior de municípios está proibindo esse tipo de lavagem, em virtude da pressão que ela coloca sobre os sistemas locais de efluentes. De qualquer forma, lavar veículos na rua é um uso especial proibido, classificado pela regulamentação de tráfego, que considera o carro lavado e as poças de água como uma obstrução ao tráfego. Uma multa garantida! Áreas exclusivas para lavagem e lava-rápidos com separadores de óleo oficialmente aprovados são com certeza a alternativa mais segura.

No entanto, não são somente as regulamentações de tráfego e a maior conveniência que fazem com que os lava-rápidos sejam mais atraentes. Um lava-rápido profissional também é melhor para a pintura do carro. Como explica Carsten Graf, do centro técnico da Associação de Automóveis da Alemanha (ADAC), muitas vezes ao lavar o carro por si próprio, o proprietário normalmente usa pouca água. Como resultado, algumas partículas de sujeira permanecem na esponja ou na superfície do carro, agindo como uma lixa e arranhando a superfície da tinta. É melhor ir a um lava-rápido, onde o veiculo deve ser limpo primeiro com um limpador de alta pressão, antes de utilizar uma esponja ou escova, com muita água.

Desta forma a pintura do carro não só é protegida, mas isso também é muito melhor para o meio ambiente. Afinal, ao usar os separadores de óleo e de gasolina exigidos, os resíduos desses produtos não são eliminados nos efluentes e os lava-rápidos comerciais e as áreas para lavagem são surpreendentemente econômicos em termos de uso de água. Embora seja utilizada uma quantidade enorme de água na limpeza diária suave de milhares de carros, um sistema sofisticado de reciclagem de água garante que um mínimo de água doce seja necessário. Somente 10% da água que sai das mangueiras dos lava-rápidos é água doce. E os lava-rápidos modernos utilizam uma quantidade ainda menor de água. Para que isto ocorra, os materiais sólidos suspensos e a sujeira são filtrados para que a água possa ser reciclada, protegendo o meio ambiente e também reduzindo os custos com água.


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